Uma biografia motivada por uma rede social... que acabou por se tornar num exercício muito divertido. :)
Nasceu em Aveiro a 15 de Outubro de 1986.
Nevou nesse Inverno tinha ela dois meses. A mãe brasileira nordestina, teve uma grande alegria ao poder mostrar à pequenina os farrapos brancos a caírem do céu.
É a primeira filha da mãe e a segunda filha do pai, tendo no entanto mais três irmãos cheios de atributos e qualidades: a Sandra, o Jorge e o João Guilherme.
Viveu toda a sua infância no campo, onde morou com a sua família, perto da natureza, com muito espaço e tempo para imaginar inúmeras histórias e aventuras.
A adolescência foi marcada, em grande parte, pelos anos passados na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, onde participou pela primeira vez no projecto Escolíadas, em 2004. Esta participação foi decisiva e avassaladora... Desde aí que percebeu que o teatro e arte eram aquilo que deixavam mais feliz. Ainda estudou textos para os pré-requesitos da ESMAE com a melhor amiga, mas a vida trocou-lhe as voltas... Acabou por passar a tudo nesse ano, ao contrário do que estava a contar. Apesar de ter andado tão de cabeça no ar sempre a pensar em Escolíadas e de ter alemão para "trás" desde do 10º ano...
Assim, não foi para Teatro no Porto. Foi antes para Animação Sociocultural na Guarda. Foi uma surpresa e na verdade acertou em cheio. Gostou, identificou-se muito com o curso e aprendeu bastante. Apesar de ter percebido que o trabalho social não é o que lhe dá mais prazer, descobriu um gosto fantástico pelo património e desenvolvimento local, e até chegou a pensar que seria esse o seu caminho.
Acabou a licenciatura em 2008 e foi estagiar para a Covilhã durante um ano, na Associação de Desenvolvimento Local - Beira Serra, vivendo ao mesmo tempo em Castelo Branco. Um dois em um.
Em Setembro de 2009 arranjou trabalho em Aveiro. Voltou ao ninho, agora com outro tipo de trabalho: dar aulas de área de expressões. As artes voltam à sua vida... e torna-se fácil de perceber que apesar de ser bom estar com a família, é esta
oportunidade que a faz sentir mesmo em casa.
Durante este ano procura tudo o que tinha estado até ali latente, e por isso, frequenta várias oficinas de teatro, escrita criativa, dança... É um ano de mudança.
Chega mesmo a ir morar para Aveiro com uma grande amiga, deixando a casa de família, acabando por morar sozinha durante dois meses. Após deixar "o castelo", algo acontece e percebe que tem de sair dali… Para crescer, ver e fazer mais noutro lado.
O Porto, representando um sonho antigo, aparece como a melhor opção, uma vez que até pela proximidade seria possível manter os laços e o trabalho em Aveiro.
Durante o Verão de 2010 chegou a trabalhar na Pensão Favorita, no Porto, para tornar mais fácil a mudança para a nova cidade. Valeu-lhe aqui a experiência de anos a trabalhar em bares de praia no Verão - desde os 15 anos que sempre trabalhou nas férias para ganhar uns trocos seus. No entanto, quando é de novo aceite em Aveiro, deixa o trabalho na pensão para se dedicar apenas à nova rotina.
Em Outubro inicia o Curso Livre de Teatro na ESMAE, e confessa que estar entre aquelas paredes fá-la sentir um pouco adolescente. Está actualmente no Porto, a coleccionar vivências, mas já entendeu que a forte vontade de criar algo belo e verdadeiro é o que a traz até aqui.
Quem sabe onde é que isso a levará…
1 comentário:
gostei. e leva-te em frente de certeza. no bom caminho de ti propria
Enviar um comentário